Simulador de Saldo e Multa Rescisória
Como funciona o FGTS em 2026?
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito de todo trabalhador com contrato CLT. A empresa deposita mensalmente o valor correspondente a 8% do salário bruto em uma conta vinculada na Caixa Econômica Federal.
Nova Regra de Correção Monetária
Conforme decisão do STF, em 2026 o saldo do FGTS deve ser corrigido de forma a garantir, no mínimo, a variação do IPCA (Inflação). Caso a Taxa Referencial (TR) + 3% ao ano não atinja a inflação, o governo deve complementar a diferença.
Saque-Aniversário vs. Saque-Rescisão
Essa é a escolha mais importante do trabalhador:
- Saque-Rescisão: Em caso de demissão, você saca o saldo total e a multa de 40%.
- Saque-Aniversário: Você retira uma parte do saldo todo ano, mas se for demitido, saca apenas a multa de 40%. O saldo principal fica bloqueado para saque por 2 anos ou até o próximo aniversário.
Dúvidas Frequentes
Quanto recebo de FGTS por um ano de trabalho?
Aproximadamente um salário bruto mensal completo. Como o depósito é de 8% ao mês, em 12 meses você terá acumulado 96% de um salário, fora as correções e juros.
A empresa não depositou o FGTS, e agora?
O não depósito é uma falha grave. Você pode entrar com uma reclamação no Ministério do Trabalho ou uma ação na Justiça do Trabalho (Reclamatória Trabalhista) para exigir os valores retroativos com juros.